Voluntariado do Acervo

O Programa de Voluntariado do Acervo da Fundação Fernando Henrique Cardoso nasce do desejo de ampliar os canais de participação da sociedade nas atividades internas da instituição, valorizando a participação cidadã e o interesse crescente de pessoas que desejam dedicar parte de seu tempo à preservação e difusão da memória política e cultural do Brasil.

A atuação voluntária em acervos é uma prática consolidada em instituições culturais no Brasil e no exterior. Ela representa uma oportunidade de aproximação com o patrimônio documental, promovendo o exercício da cidadania por meio do trabalho colaborativo, da troca de saberes e da valorização da memória coletiva.

Na Fundação FHC, voluntários poderão colaborar com diversas iniciativas do setor de Acervo, como apoio à organização documental, atividades de conservação preventiva e acondicionamento de documentos. Para garantir uma atuação qualificada e alinhada aos procedimentos da instituição, o programa oferece uma formação que capacita os participantes na metodologia de tratamento documental adotada, além de orientações contínuas ao longo das atividades.

Caso tenha interesse em participar do processo seletivo, consulte as Diretrizes do Programa e, se estiver de acordo, preencha o formulário de inscrição. É necessário ter idade mínima de 18 anos.

Inscrições encerradas.

Diretrizes do Programa Formulário de Inscrição

Área de Atuação: Audiovisual

Objetivo:
Apoiar atividades de conservação preventiva do conjunto de fitas VHS do Acervo Pres. F.H. Cardoso.

Recorte do Acervo:
Fitas VHS produzidas durante o período em que Fernando Henrique Cardoso ocupou os cargos de Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.

Atividades:

  • Avaliação de sinais de deterioração nos suportes;
  • Identificação de danos nos invólucros e nos formatos das fitas;
  • Verificação de abaulamento nos suportes;
  • Quantificação dos invólucros de papelão para futura substituição por invólucros plásticos;
  • Rebobinagem das fitas VHS que estiverem íntegras;
  • Elaboração de relatório final com registro das atividades realizadas.

Área de Atuação: Iconográfica

Objetivo:
Apoiar atividades de conservação preventiva dos documentos iconográficos, em especial das fotografias do Acervo Pres. F. H. Cardoso. 

Recorte do Acervo:
Álbuns fotográficos e fotografias avulsas dos anos 1990-2002. 

Atividades:

  • Identificação de danos nos invólucros dos documentos; 
  • Confecção de fitas de identificação para álbuns fotográficos;
  • Acondicionamento de negativos e ampliações fotográficas.

Área de Atuação: Objetos

Objetivo:
Apoiar nas atividades de conservação preventiva dos objetos do Acervo Pres. F.H. Cardoso e acompanhar as rotinas da reserva técnica.

Recorte do Acervo:
Objetos referentes aos períodos pré-presidencial, presidencial e pós-presidencial.

Atividades:

  • Acompanhar vistorias na reserva técnica para identificação de riscos e ou danos aos objetos;
  • Realizar medições para preenchimento de tabelas que subsidiarão a atualização do banco de dados;
  • Apoiar o mapeamento e a quantificação de materiais de conservação e dos insumos de almoxarifado;
  • Conferir e atualizar os códigos do sistema informatizado a partir da comparação com as imagens digitais dos objetos; 
  • Organizar cartões, fichas e catálogos vinculados às peças, para posterior digitalização e anexação ao banco de dados.