A indústria brasileira está diante de um novo conjunto de desafios e oportunidades, colocados por mudanças globais complexas e interligadas. Acelera-se a transformação tecnológica, de um lado; encurta-se o tempo para evitar uma catástrofe climática, de outro; no mesmo momento em que se agravam as tensões entre os países como não se via desde o fim da Guerra Fria. Este quadro traz reflexos para os fluxos de investimento e comércio e uma preocupação crescente sobre segurança – não só devido às preocupações geopolíticas, mas também em decorrência das lições aprendidas com a maior pandemia dos últimos cem anos.
Formar uma visão clara sobre esses desafios e oportunidades e definir objetivos nacionais em função das possibilidades e necessidades de desenvolvimento do país não são tarefa exclusiva do governo ou do setor privado. É uma construção na qual ambos precisam estar engajados, e também a sociedade (universidades, centros de pesquisa, sistemas de ensino, sindicatos).
Com o objetivo de contribuir para esse propósito, a Fundação FHC tem a honra de receber neste evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, e a Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres.
Presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
É presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto Roberto Simonsen (IRS), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas). É também 1º vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e presidente emérito e membro nato do Conselho Superior da Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).
Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), é secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e servidora de carreira. Atuou como conselheira sênior do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, e como diretora de Comércio Exterior da Fiesp. Na China, onde viveu, foi senior fellow na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.