O Brasil é a oitava maior economia do mundo. Porém, no ranking global de acesso à água e tratamento de esgoto, aparece em 62º e 81º lugares, respectivamente, de acordo com o Banco Mundial. Essa má colocação se deve à crônica insuficiência de investimentos em saneamento básico.
Aprovado há quatro anos, o novo marco legal do setor abriu as portas ao investimento privado. Junto com novas regras, vieram metas ambiciosas para a universalização dos serviços de saneamento. Contudo, estudo recente da consultoria GO Associados mostra que, a despeito do aumento dos investimentos da iniciativa privada, a meta só será atingida, se mantido o ritmo dos últimos anos, em 2046, treze anos depois do estabelecido.
Nesse contexto, cabe perguntar: o que se pode fazer para acelerar o ritmo do investimento privado nos próximos anos, tendo em vista que a capacidade de o setor público investir estará limitada por restrições fiscais?
Para discutir essa questão, a Fundação FHC reúne três profissionais que se destacam pelas posições que ocuparam ou ocupam e pelo conhecimento que têm sobre o setor e seus desafios.
Engenheiro, mestre em administração pública pela Harvard University e doutor em engenharia pela USP. Entre 2019 e 2022 foi Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura e Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do governo federal. É sócio-líder de Infraestrutura e Mercados Regulados da EY para a América Latina.
Procuradora Federal e Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo. Graduada em Direito (UniCEUB), Engenharia Civil (UnB) e Ciências Contábeis (FIPECAFI), tem mestrado e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH/UnB). É professora de Parcerias Público-Privadas (FESPSP, Mackenzie e PUC Minas) e membro titular do Comitê de Regulação de Infraestrutura Aeroportuária da FGV Direito Rio.
Diretora-Presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Atuou como Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, chefiou a Assessoria Especial e foi nomeada como Secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional. Graduada em Relações Internacionais e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), é servidora pública federal.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.
*9h30 às 10h: credenciamento
e welcome coffee.
Local: Fundação FHC
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar – Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3359-5039
Evento gratuito e reservado a convidados.
O convite é pessoal e intransferível.
Atenção: As vagas são limitadas! Se desistir de comparecer, pedimos a gentileza de nos avisar.
Será obrigatória a apresentação de um documento com foto.