Como entender o ressurgimento do nacionalismo autoritário? Que desafios ele coloca para a democracia? Que respostas as forças democráticas de esquerda e direita podem dar às questões que o nacionalismo autoritário mobiliza? Essas perguntas têm se colocado com força crescente nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina nos últimos dez anos.
Para discuti-las, convidamos uma renomada historiadora e socióloga e dois autores do livro “Nacionalismo e Democracia na Europa e no Brasil”, a mais nova publicação da Plataforma Democrática (Fundação Fernando Henrique Cardoso e Centro Edelstein de Pesquisas Sociais), a ser lançada neste evento.”
Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de várias universidades na Europa e nos Estados Unidos. É autor de 30 livros e mais de cem artigos acadêmicos.
Professor titular de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor visitante no Programa de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2022-2024). Foi professor visitante no Hoover Institution da Stanford University (2022).
Socióloga e historiadora, é professora associada no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade (CENTRAL) na PUC-Rio. Suas pesquisas focam em história e sociologia da cultura, estudos urbanos e sociologia política.
Doutora em Ciência Política e pesquisadora visitante da PUC-Rio, onde atuou como professora. Foi também docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). É autora de vários livros e artigos sobre militares no Brasil e América Latina e sobre a Era Vargas. Ocupou a presidência da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.