Convidamos Celso Lafer e Rubens Ricupero para conversar com Bernardo Sorj no evento de lançamento de seu novo livro “Geopolítica e História do Povo Judeu”. Nele, o autor analisa um percurso de três mil anos que mostra como os contextos histórico e geopolítico foram fundamentais na formação da cultura e do imaginário judeu.
Como um povo pequeno, conquistado por vários impérios e, durante a maior parte de sua história, uma minoria dispersa e perseguida conseguiu sobreviver? Que relações manteve com as outras religiões monoteístas? Que desafios enfrenta na modernidade e nos tempos atuais?
O evento em parceria com o Instituto Brasil-Israel contará com a mediação de Ruth Goldberg, diretora de Relações Institucionais da Fundação FHC, e Manoela Miklos, diretora-executiva do IBI.
Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela University of Manchester (Reino Unido), foi professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de várias universidades na Europa e nos Estados Unidos. É autor de 30 livros e mais de cem artigos acadêmicos.
Presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
Diplomata aposentado, serviu como embaixador nos Estados Unidos, na Itália e nas Nações Unidas, em Genebra. Chefiou as delegações brasileiras para o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a Conferência da ONU sobre Desarmamento. Atuou como Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). É autor de vários livros sobre relações internacionais, economia, comércio e história. Sua última obra é “Memórias (2024)”.
Diretora de Relações Institucionais da Fundação FHC.
*15h às 16h: welcome coffee e sessão de autógrafos.
Local: Fundação FHC
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar – Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3359-5039
Evento gratuito e reservado a convidados.
O convite é pessoal e intransferível e os lugares são limitados.
Será obrigatória a apresentação de um documento com foto.
Táxis e motoristas por aplicativo – Usar o endereço Praça Ramos de Azevedo, 206, Centro. Após a chegada, seguir até a Rua Formosa, 367 (entrada principal do prédio).
Obs: Somente táxis e carros oficiais podem acessar a rua.
Automóvel particular – Usar o estacionamento MultiPark Theatro Municipal / Praça das Artes, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 378.