Às vésperas da Convenção Nacional Democrata (19 a 22.ago) e a menos de três meses das eleições norte-americanas (5.nov), o cientista político Steven Levitsky (Harvard University) vem à Fundação FHC para falar sobre seu último livro ‘Tyranny of the Minority: Why American Democracy Reached the Breaking Point’, publicado no Brasil com o título ‘Como salvar a democracia’ (Companhia das Letras).
No livro, em coautoria com Daniel Ziblatt, Levitsky alerta sobre os esforços da extrema direita para minar os alicerces do sistema político americano e impedir que os EUA se transformem em uma democracia multirracial vibrante. Os autores lançam um apelo urgente para que seja feita uma reforma da política “antes que seja tarde demais”.
Após sua fala inicial, o autor do best-seller ‘Como as democracias morrem’ (2018) será entrevistado pela jornalista Leila Sterenberg e pelo cientista político Sergio Fausto, que farão um paralelo com os problemas e os desafios da democracia brasileira.
Cientista político americano, é professor da Harvard University e diretor do David Rockefeller Center for Latin American Studies, da mesma universidade. Ph.D em Ciência Política pela University of California, Berkeley, é autor de diversos livros. O mais famoso deles é o best seller mundial ‘Como as democracias morrem’ (Zahar, 2018), em coautoria com Daniel Ziblatt, publicado em 25 idiomas. No ano passado, lançou sua mais nova obra com Ziblatt, ‘Como salvar a democracia’ (Zahar, 2023).
Jornalista pós-graduada em Relações Internacionais, com experiência em TV (GloboNews, Globo Brasília e Bloomberg), jornais e revistas. Comanda o videocast ‘Meio Tempo’, da FGV Comunicação-Rio, e dois programas semanais no canal do Instituto Brasil-Israel. É senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), diretora do documentário ‘Cartas da Bessarábia’ (GloboPlay) e coautora do livro ‘Uma Sobe e Puxa a Outra’ (Literare Books International, 2023).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.