Garantir que as eleições transcorram de modo pacífico, assegurando o direito ao voto, a competição leal entre partidos e candidatos e a apuração fidedigna da vontade popular são os objetivos principais do direito eleitoral e das instituições responsáveis por aplicá-lo.
No Brasil, a Justiça Eleitoral — um ramo especializado do Judiciário — tem alcance nacional. Nos Estados Unidos, a autonomia estadual é maior na organização e gestão dos processos eleitorais. A extensão dessa autonomia provoca controvérsia de crescente voltagem política, que decisões recentes da Suprema Corte não têm dirimido. O exercício do direito ao voto e os próprios processos eleitorais se tornaram objeto da disputa política, em meio a teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais. No Brasil, teorias igualmente infundadas também existem, mas a contestação à legitimidade das eleições tem se mostrado mais limitada no tempo e no espaço.
Para discutir a importância que as instituições e as legislações eleitorais têm na sustentação da democracia e as diferenças recentemente observadas no Brasil e nos Estados Unidos, a Fundação FHC promove este debate internacional, tendo como keynote speaker Joshua A. Douglas, professor de direito constitucional, legislação eleitoral e direito de voto da University of Kentucky, autor dos livros “Vote for US: How to Take Back Our Elections and Change the Future of Voting” (Prometheus Books 2019) e “The Court v. The Voters: The Troubling Story of How the Supreme Court Has Undermined Voting Rights” (Beacon Press 2024).
Professor pesquisador da University of Kentucky J. David Rosenberg College of Law, onde leciona e conduz pesquisas sobre legislação eleitoral, direito ao voto e direito constitucional, entre outros assuntos. É autor de dois livros sobre o direito ao voto nos Estados Unidos: “Vote for US: How to Take Back Our Elections and Change the Future of Voting” (Prometheus Books 2019) e “The Court v. The Voters: The Troubling Story of How the Supreme Court Has Undermined Voting Rights” (Beacon Press 2024).
Advogado, árbitro e membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos (CONJUR), da FIESP (2024). Mestre e doutor em Direito Processual Civil, é professor da Faculdade de Direito da USP. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (classe jurista, 2007-2012).
Juiz de direito no Estado de São Paulo, é mestre em Direito Comparado pela Samford University – Cumberland School of Law, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo. Foi juiz assessor da Corregedoria Regional Eleitoral/SP (2018-2019) e da Presidência do TRE/SP (2020-2021).
Jornalista, colunista do UOL e apresentadora dos podcasts “A Hora” e “Lira: os atalhos do Poder”. Na Folha de S.Paulo, foi correspondente em Nova York e repórter em Brasília e São Paulo. Na revista piauí, apresentou os podcasts “Foro de Teresina” e “Alexandre”.
Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow of the Kellogg Institute for International Studies, Fall Semester, 2024.
*9h30 às 10h: credenciamento e welcome coffee.
Local: Fundação FHC
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar – Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3359-5039
Evento gratuito e reservado a convidados.
O convite é pessoal e intransferível e os lugares são limitados.
Evento em inglês, com tradução simultânea.
Será obrigatória a apresentação de um documento com foto.