O crime organizado está em expansão no Brasil. Em escala crescente, infiltra-se em atividades econômicas, movimenta cifras bilionárias, coopta agentes públicos, controla territórios e se vincula a redes criminosas internacionais. Constitui um poder paralelo que produz concorrência desleal, provoca danos ao meio ambiente, coage a sociedade e põe em xeque o Estado Democrático de Direito.
Em boa hora, o governo federal decidiu assumir papel de liderança em matéria de segurança pública. O poder do crime organizado suplanta a capacidade de Estados e municípios de enfrentá-lo isoladamente.
Neste webinar, o Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mario Sarrubbo, apresentará a política que o governo federal pretende implantar no combate ao crime organizado.
Formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), leciona Direito Penal na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). No Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), ocupou diversos postos antes de assumir a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) em 2020, tendo sido reeleito em 2022. Foi diretor da Escola Superior do MPSP e subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais. Desde março, é Secretário Nacional de Segurança Pública.
Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), é diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.