Candidato à Presidência da República na primeira eleição direta depois do retorno à democracia em 1989, Ronaldo Caiado – deputado federal por quatro legislaturas consecutivas, entre 1990 e 2014, senador da República, entre 2014 e 2018, governador eleito, em 2018, e reeleito em 2022 – tem uma longa e destacada trajetória política não só em seu estado, Goiás, mas em âmbito nacional. É hoje um dos postulantes à Presidência da República nas eleições de outubro de 2026.
Dando sequência ao ciclo de debates “O Brasil na visão das lideranças públicas”, o governador Caiado virá à Fundação FHC para expor sua visão a respeito do seu estado e do Brasil. Sua apresentação será comentada pela professora emérita de Ciência Política da USP Maria Hermínia Tavares de Almeida.
Governador de Goiás pelo segundo mandado, eleito e reeleito no primeiro turno. É produtor rural, histórico defensor do agronegócio brasileiro e médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputado federal por cinco mandatos e senador eleito por Goiás.
Cientista política, é pesquisadora sênior do CEBRAP, professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e colunista da Folha de S. Paulo.
Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow of the Kellogg Institute for International Studies, Fall Semester, 2024.
Presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.