Político experiente, ex-ministro da Saúde e deputado federal reeleito, Alexandre Padilha recebeu do presidente Lula a difícil incumbência de negociar com o Congresso Nacional o apoio às iniciativas do governo federal. À frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, cargo que ocupa pela segunda vez, Padilha lida no dia a dia com um Legislativo investido de poderes maiores do que durante outras administrações do atual período democrático.
Como parte deste ciclo de palestras que marca os 20 anos da Fundação FHC, o ministro virá à sede da Fundação FHC em São Paulo para apresentar sua visão a respeito do estado atual das relações entre Executivo e Legislativo e sobre a agenda do governo Lula com o Congresso na segunda metade do mandato presidencial.
Para comentar a exposição do ministro, convidamos a cientista política Lara Mesquita, professora da FGV EESP, que pesquisa as relações entre o Executivo e o Legislativo no Brasil.
Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, médico infectologista pela USP e PhD em Saúde Pública pela Unicamp. Foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.
Cientista política, pesquisadora e professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). É também pesquisadora associada ao projeto temático FAPESP “Estratégias eleitorais e políticas públicas: qual a importância dos municípios?”. Especialista em política brasileira, com foco em eleições e partidos políticos, tem se dedicado recentemente ao estudo das reformas eleitorais.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.