Em julho passado, completaram-se 25 anos da privatização da Telebrás. Do final dos anos 90 aos dias de hoje, os avanços foram inequívocos. Mais do que do passado, porém, este seminário tratará do futuro. As transformações tecnológicas se aceleraram nesse período e não podemos deixar de aproveitá-las.
São grandes os desafios que se colocam para a ampliação do acesso aos diversos serviços de telecomunicações no Brasil, em meio à crescente digitalização e interconexão da economia, da sociedade e do Estado, aqui e no mundo.
Quais são os gargalos físicos, as questões regulatórias, os fatores econômicos e políticos que devem ser enfrentados para que o Brasil se aproxime o mais rápido possível dos países mais avançados no uso e desenvolvimento de aplicações associadas à digitalização? Como os atores econômicos privados e a Anatel, a agência reguladora do setor, veem esses desafios e pretendem superá-los? Qual o papel dos governos?
Para discutir estas questões, a Fundação FHC reúne neste seminário os presidentes da Anatel e da Conexis, associação que representa as principais operadoras de telefonia do país, e uma respeitada advogada especializada no setor.
Presidente executivo e presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Servidor de carreira da Anatel desde 2009, foi superintendente-executivo, superintendente de Competição, chefe da Assessoria Técnica e superintendente de Controle de Obrigações. Escreveu artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Advogada e sócia do Veirano Advogados, com uma carreira de mais de 30 anos na área administrativa e regulatória, com ênfase em telecomunicações, mídia, tecnologia, direito administrativo e contratos governamentais. Obteve a “Business Excellence Certification” pela Haas School of Business CEE – UC
Berkeley e é graduada pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco-USP.
Presidente-executivo da Conexis Brasil Digital e da Confederação Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação. É doutor em economia pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ e ex-diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Foi também secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, chefe da Assessoria Econômica dessa mesma pasta e secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.