Neste final de semana aconteceu o segundo turno da eleição presidencial na Argentina, que culminou com a eleição do ultraliberal Javier Milei, do partido “A Liberdade Avança”. Nunca antes desde o retorno à democracia, quarenta anos atrás, se viu uma eleição tão polarizada no país vizinho.
Conhecido o vencedor, chegou o momento de fazer uma primeira avaliação das perspectivas da Argentina. Terá o novo presidente condições de tirá-la da beira do precipício e fazê-la reencontrar um caminho de estabilidade e crescimento há muito perdido?
Para tratar de responder a essa pergunta, que interessa muito ao Brasil, a Fundação FHC convidou o jornalista e historiador Carlos Pagni, colunista do jornal La Nación, e o ex-ministro da Fazenda e economista Alfonso Prat-Gay para um webinar na semana seguinte às eleições presidenciais no país vizinho. Na moderação, Sylvia Colombo, colunista da Folha de S. Paulo e do Canal MyNews, residente em Buenos Aires, e Sergio Fausto, diretor geral da Fundação.
Economista, político e empresário argentino, foi ministro da Economia (2015-16), presidente do Banco Central (2002-04) e deputado nacional pela Cidade de Buenos Aires (2009-2013), sendo nomeado presidente da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados. Ph.D em Economia pela University of Pennsylvania (EUA), trabalhou por sete anos no banco JPMorgan em Buenos Aires, Nova York e Londres.
Historiador e jornalista, é colunista dos jornais La Nación (Buenos Aires) e El País (Madri). Em 2022, pela sexta vez, foi escolhido como o jornalista mais respeitado da Argentina pela consultoria Poliarquía. É professor de História da Universidad Nacional de Mar del Plata.
É jornalista e colunista da Folha de S.Paulo e do canal My News. Colabora para o jornal ABC, da Espanha, e para a revista piauí. Foi correspondente da Folha em Londres, Buenos Aires e Bogotá. Formada em História pela Universidade de São Paulo e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, participou da Knight-Wallace Fellowship, da University of Michigan (EUA).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.