Poucos cientistas sociais contemporâneos produziram, dentro e fora da academia, um impacto tão duradouro quanto o que Manuel Castells provocou com sua extensa obra e intensa participação no debate público. A ‘Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura’ é uma contribuição decisiva para a compreensão das transformações nas estruturas de poder e nas identidades políticas em meio à formação de sociedades em rede, em escala global. Nessa trilogia de livros publicada em meados da década de 90, ele antecipou tendências que iriam se acentuar nas décadas seguintes.
Amigo de longa data do presidente Fernando Henrique, de quem foi aluno, e de Ruth Cardoso, não poderia haver melhor convidado para abrir a série de eventos em comemoração aos 20 anos de existência da Fundação FHC.
Assim, é com alegria que anunciamos a realização deste seminário, no qual Castells tratará do tema ‘El ascenso de la extrema derecha en Europa y la respuesta socialdemocrata’.
Sociólogo espanhol, é professor de Comunicação na University of Southern California (Los Angeles) e professor Emérito de Sociologia na University of California (Berkeley). Foi ministro de Universidades do Governo da Espanha, tendo lecionado na Ecole des Hautes Etudes (Paris), no Instituto de Tecnologia em Massachusetts, na Universidad de Oxford e na Universidad de Cambridge.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.