A América Latina é a terceira região mais democrática do mundo, após a Europa Ocidental e a América do Norte, segundo o Democracy Index 2023 da Economist Intelligence Unit. Por outro lado, a onda de retrocessos na qualidade das instituições e da cultura democrática também alcançou a América Latina – do México à Argentina, incluindo o Brasil sob Bolsonaro. Isso coincide com o aprofundamento de processos de contestação do script liberal que tiveram início na década de 2010.
Este seminário discutirá as principais causas da polarização e dos processos de ‘democratic backsliding’ na região, em uma perspectiva comparativa. Buscará responder à questão: em que medida esses processos se assemelham ou diferem nos vários países da América Latina e em comparação com a Europa Ocidental e os Estados Unidos?
Professor titular no Instituto de Ciência Política da Universidad Catolica de Chile. Ele também é pesquisador associado no Centro de Estudos de Conflito Social e Coesão e diretor do Laboratório para o Estudo da Extrema Direita. Recentemente, em coautoria com Tim Bale, publicou “Riding the Populist Wave: Europe’s Mainstream Right in Crisis” (Cambridge, 2021).
Diretora do Cluster de Excelência “Contestations of the Liberal Script”. Suas publicações mais importantes incluem “The Oxford Handbook of Comparative Regionalism” (2016, co-editado com Thomas Risse), “Effective Governance Under Anarchy: Institutions, Legitimacy, and Social Trust in Areas of Limited Statehood” em coautoria com Thomas Risse (2021), e “Why Noncompliance: The Politics of Law in the European Union” (2021).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.
*9h30 às 10h: credenciamento.
Após o evento, será servido um brunch
Local: Fundação FHC
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar – Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3359-5039
Evento gratuito e reservado a convidados.
O convite é pessoal e intransferível e os lugares são limitados.
Será obrigatória a apresentação de um documento com foto.