Em meio a uma guerra que acumula um grande número de vítimas civis, é difícil pensar sobre o melhor caminho para a paz. A negociação para uma solução pacífica pressupõe a necessidade de diálogo e entendimento.
Na trajetória de Gershon Baskin, são décadas de experiência com negociações – entre elas a que trouxe o soldado Gilad Shalit de volta para casa depois de 5 anos. Agora, com muitos reféns nas mãos do Hamas e um número crescente de vítimas civis em Gaza, Israel precisa de um plano de ação não só para libertá-los e desmantelar a estrutura militar do grupo terrorista, mas também para conseguir chegar à paz com os vizinhos palestinos, afastando-se do radicalismo. É possível?
Neste webinar, com mediação de Karina Calandrin e Roberto Simon, Gershon Baskin – ativista pela paz e intelectual público de Israel, assessor de diversos primeiros-ministros de seu país e interlocutor reconhecido de líderes palestinos – analisa a experiência adquirida no passado como ponto de partida para projetar caminhos possíveis para que israelenses e palestinos possam conviver na região de forma pacífica.
Diretora-presidente do Instituto Brasil-Israel (IBI).
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.
Fundador e diretor do Israel/Palestine Center for Research and Information (IPCRI), é um dos nomes mais reconhecidos no processo de paz no Oriente Médio. Empreendedor político e social, focado em projetos de energia renovável no Oriente Médio, possui PhD em assuntos internacionais pela University of Greenwich. Conhecido negociador israelense, foi responsável pela mediação da libertação do soldado israelense Gilad Shalit após 5 anos como refém do Hamas. Durante o governo do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, trabalhou como conselheiro no processo de paz que levou aos Acordos de Oslo.
Doutora em Relações Internacionais e professora da Universidade de Sorocaba. É assessora acadêmica do Instituto Brasil-Israel.
Autor, jornalista e analista de risco político em Nova York, tendo trabalhado como repórter na América Latina e no Oriente Médio. É mestre em políticas públicas pela Harvard Kennedy School.