A necessária descarbonização da economia global oferece oportunidades para que a indústria brasileira escape do declínio que tem sofrido nas últimas décadas. Para ir além dessa constatação trivial, a Fundação Fernando Henrique Cardoso e o Centro de Estudos sobre Desenvolvimento e Integração (CINDES) produziram uma série de três papers sobre políticas industriais verdes. Os estudos contaram com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), mas seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva das duas instituições que os produziram.
Nos papers, são abordadas duas questões principais: o que os países mais desenvolvidos vêm realizando para fazer da descarbonização uma alavanca para as suas indústrias e o que o Brasil pode fazer com o mesmo objetivo?
Neste webinar, serão apresentadas as principais conclusões dos estudos e discutidas as opções de política que o Brasil tem à disposição, com seus desafios, custos e benefícios, para fazer da descarbonização uma oportunidade para sua indústria.
Diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES). Foi diretor do BNDES Finame, Chefe de Gabinete da presidência do BNDES e diretor geral da FUNCEX. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é bacharel em Ciências Sociais e Políticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Economista, diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e sócia da Ecostrat Consultores. Foi pesquisadora do Ipea e coordenadora do Departamento de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria – CNI. É professora licenciada do Departamento de Economia da PUC-Rio.
Engenheiro mecânico, é sócio-diretor da Scenario Automation. Foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), co-fundador e presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Pós-doutor pela University of California, Berkeley, é professor titular aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).
Diretora de programa na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda. Trabalhou na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (SAM), da Casa Civil da Presidência da República. É servidora cedida do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Doutora em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE-UFRJ.
Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow of the Kellogg Institute for International Studies, Fall Semester, 2024.