O debate contemporâneo nas ciências sociais tem sido marcado por duas posições polares: uma delas pretensamente universalista e não raro eurocêntrica; outra dita identitária e decolonial. Afastando-se de ambas, sem desconhecer suas contribuições, o sociólogo Danilo Martuccelli analisa a gênese e as transformações do mundo contemporâneo a partir da importância dos processos geopolíticos e culturais de longa duração.
Neste webinar, discutiremos os desafios que enfrenta a teoria social para compreender o mundo e as possibilidades de construção de visões alternativas da história e da sociedade.
Convidamos o autor e especialistas para discutir essas questões neste webinário de lançamento do livro ‘Uma cartografia social do mundo contemporâneo’, publicado em português pela Plataforma Democrática (Fundação FHC e Centro Edelstein de Pesquisas Sociais), disponível para acesso gratuito.
Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela University of Manchester (Reino Unido), foi professor titular de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e catedrático visitante em várias universidades na Europa e nos Estados Unidos. É autor de 30 livros e mais de cem artigos acadêmicos.
Professor de Sociologia da Université Paris Cité, é pesquisador na Universidad Diego Portales (Chile). Suas áreas de pesquisa são teoria social, sociologia política, sociologia do indivíduo e individuação. É autor de diversas obras, entre elas ‘Les sociétés et l’impossible: Les limites imaginaires de la réalité’ (Editora Armand Colin, 2014) e ‘O desafio latino-americano’, com Bernardo Sorj (Civilização Brasileira, 2008).
Cientista política, é pesquisadora sênior do CEBRAP, professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e colunista da Folha de S. Paulo.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.