Prefeito de Salvador por duas vezes, entre 2012 e 2020, bem avaliado em ambos os mandatos, e deputado federal por três legislaturas, a primeira iniciada com apenas 23 anos, Antônio Carlos Magalhães Neto tem uma longa trajetória política, apesar de ainda jovem. Fundador do União Brasil, partido com a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, ele é uma das principais lideranças políticas de sua geração.
Para expor sua visão sobre os desafios do país, ACM Neto é o próximo convidado do Ciclo de Debates “O Brasil na Visão das Lideranças Públicas”, promovido pela Fundação FHC como parte de sua programação especial em comemoração aos seus 20 anos de atuação.
Ex-prefeito de Salvador, advogado e empresário, ocupa os cargos de vice-presidente do União Brasil e de presidente da Fundação Índigo. Após três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados (2003-2012), foi presidente do Democratas entre 2018 e 2022.
Cientista política, com graduação e mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização pelo Columbia Global Centers. É senior fellow do CEBRI e professora de graduação e pós-graduação em Ciência Política. Foi diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.
Cientista político e diretor geral da Fundação FHC.