Iniciativas » Publicações

La Sociedad Desformal - El Perú y sus encrucijadas

Uma das análises mais frequentes dos peruanos sobre a situação do país é muito semelhante a um comentário esportivo recorrente - aquele que, diante de uma nova atuação da seleção nacional de futebol, termina na lapidar e conhecida frase: jogamos como nunca e perdemos como sempre.

Os breves ensaios deste livro partem de um diagnóstico diferente. Como em qualquer sociedade, não só no Peru, as coisas podem ser melhores ou piores, mas a derrota não é o horizonte inexpugnável do futuro. Certamente a seleção peruana de futebol não ganhou (ainda!) a Copa do Mundo, mas seus desempenhos foram muito diversos ao longo do tempo. Para analisar a situação atual do Peru, é necessário adotar essa atitude com determinação e nos distanciar tanto da prematura celebração do "Peru campeão” quanto do constante fatalismo de um país que perde como sempre. Entre um e outro, há a opção de que talvez um outro destino seja possível.

Este é o tom das análises conjunturais deste livro. Nada de novo: os poetas sempre souberam disso. A esperança não é apenas verde. Às vezes, muitas vezes, é apenas um tom cinza claro.

Os capítulos apresentados neste estudo articulam quatro visões: interpretação, crítica, proposição e hipótese.

No link abaixo, você tem acesso ao texto completo, em espanhol.

Versión PDF completa.

Este livro faz parte da série “O Estado da Democracia na América Latina”, do projeto Plataforma Democrática.

Mais sobre Publicações