Sofrimento entre os jovens: como prevenir, identificar e ajudar?

Os adolescentes atravessam uma longa fase de profundas mudanças internas e externas relacionadas ao próprio corpo, à identidade, à inserção na sociedade, ao estudo e à futura trajetória profissional. Crescem as pressões individuais, da família, dos amigos e da sociedade por escolhas e performance. Não são raros casos de bullying, na escola e nas mídias sociais. Depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos se tornam mais frequentes. Segundo relatório recém-divulgado pela OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. De 2011 a 2016, foram quase 4.900 mortes de jovens de 10 a 19 anos no Brasil. Quais são os sinais de alerta? Como prevenir e o que fazer para reduzir o sofrimento? Qual o papel dos pais, da família, da escola?

Para discutir este tema, a Fundação FHC, em parceria com o Quebrando o Tabu, realizou um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com Rodrigo A. Bressan (médico psiquiatra com PhD pelo King's College London) e Sheila Cavalcante Caetano (médica psiquiatra da infância e adolescência).

Rodrigo Bressan
Médico psiquiatra com PhD pelo King’s College London, é professor livre docente da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e do King’s College. Preside o Y-MIND – Instituto de Prevenção de Transtornos Mentais, onde coordena o programa Cuca Legal em escolas. É autor de vários livros, entre outros “Saúde Mental na Escola – o que os educadores precisam saber”.

Sheila Cavalcante Caetano
Médica psiquiatra da infância e adolescência, com doutorado e pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é professora adjunta do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da UNIFESP. Coordena o Programa DICA - Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes da EPM/ UNIFESP.

Debate na íntegra: