Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/23/53/pdt_bnn_12353.jpg

Iniciativas » Diálogo na Web

O capitalismo tem jeito?


Com a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, o capitalismo liberal parecia ter recebido uma chancela definitiva da história, em contraste com os escombros do socialismo. Nos últimos dez anos, porém, na esteira da grande crise financeira de 2008, o capitalismo liberal se defronta com ameaças externas (a ascensão da China e seu capitalismo de Estado) e internas (uma onda de descontentamento com a deterioração dos padrões de vida da classe média e o aumento da desigualdade em vários países desenvolvidos). Estamos diante de uma crise terminal ou circunstancial do capitalismo liberal? Como esse tema global afeta o Brasil?

Para responder a essas perguntas, a Fundação FHC e o Quebrando o Tabu promoveram um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com Eduardo Giannetti da Fonseca (economista e sociólogo) e Laura Carvalho (economista e professora do Departamento de Economia da FEA-USP).

Convidados


Laura Carvalho
Economista, é professora do Departamento de Economia da FEA-USP. Doutora pela New School for Social Research (Nova Iorque, Estados Unidos), escreve sobre a relação entre crescimento econômico e distribuição de renda.


Eduardo Giannetti da Fonseca
Economista e sociólogo, é autor de diversos livros como O Elogio do Vira-Lata e Outros Ensaios (Companhia das Letras, 2018) e Trópicos Utópicos (Companhia das Letras, 2016). É doutor em economia pela Universidade de Cambridge.

Debate na íntegra:

Mais sobre Diálogo na Web