Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/26/68/pdt_bnn_12668.jpg

Iniciativas » Diálogo na Web

Lições da pandemia: cuidar é uma tarefa de todos

/ Transmissão online - via Zoom


Por que mulheres trabalham o dobro dos homens nas tarefas domésticas?

Uma pesquisa do IBGE mostra que mulheres passam cerca de 21,4 horas semanais em tarefas da casa enquanto que os homens passam 11 horas.

Qual deveria ser o papel das empresas, da sociedade civil e do Estado para induzir uma divisão mais justa e igualitária entre homens e mulheres?

Para discutir estas questões, a Fundação FHC e o Quebrando o Tabu realizaram mais um Diálogo na Web. Conversamos com três mulheres com destacada atuação na vida pública: Bila Sorj (socióloga, é professora titular de Sociologia da UFRJ, onde coordena o Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero - NESEG), Mafoane Odara (psicóloga, é gerente do Instituto Avon e conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos) e Marina Helou (Deputada Estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade. Co-fundou o Vote Nelas e é membro da RAPS e do Renova BR).


Convidadas:



Bila Sorj
Socióloga, é professora titular de Sociologia da UFRJ, onde coordena o Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG). Bolsista do CNPq e da FAPERJ, desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de gênero, trabalho, cuidado e feminismos.




Mafoane Odara
Psicóloga, é gerente do Instituto Avon e conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos, do Comitê de Diversidade da FGV Direito SP e do Instituto Vamos Juntas. Mestre em Psicologia pela USP, é especialista em questões relacionadas a direitos humanos e redução das desigualdades.




Marina Helou
 
Deputada Estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade. Co-fundou o Vote Nelas e é membro da RAPS e do Renova BR. Graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University.

 

Debate na íntegra:

Mais sobre Diálogo na Web