Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/css/images/int-header4.jpg

Iniciativas » Diálogo na Web

Feminicídio: como reduzir a violência contra as mulheres?


Em 2015, o assassinato de mulheres passou a ser considerado crime hediondo em determinados casos. A Lei do Feminicídio deu visibilidade a essa forma extrema da violência contra a mulher, mas não resolve por si mesma: o que mais deve ser feito para reduzir a violência que as mulheres sofrem de seus parceiros numa sociedade que se habituou a não colocar a colher em briga de marido e mulher?

Para discutir a questão, a Fundação FHC, em parceria com o Quebrando o Tabu, realizou mais um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com Wânia Pasinato (socióloga e especialista em gênero, violência, justiça criminal e políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres), Silvia Chakian (promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo e especialista em violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher) e Sérgio Barbosa (filósofo e criador de grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher).

Convidados


Wânia Pasinato
Socióloga, é especialista em gênero, violência, justiça criminal e políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Coordenou a área de acesso à Justiça no escritório da ONU Mulheres em Brasília (2014-2016). É consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). É pós-doutora pelo Núcleo de Estudos de Gêneros Pagu, da Unicamp.


Silvia Chakian
Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo desde junho de 1999, é especialista em violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher. É secretária executiva do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) do MPSP. É mestre em direito penal pela PUC-SP.


Sérgio Barbosa
Filósofo, é criador de grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher. Cofundador da Campanha do Laço Branco - Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, é gestor técnico do Projeto Tempo de Despertar - Ressocialização do Autor de Violência contra a Mulher no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Debate na íntegra:

 

Mais sobre Diálogo na Web