/css/images/int-header3.jpg

Antiglobalismo e direitos humanos: democracia em risco?

Em seu discurso de posse, ao opor um suposto interesse nacional ao que chamou de globalismo, o chanceler Ernesto Araújo fez eco com forças de direita que ganharam terreno político em várias democracias ocidentais nos últimos anos. A frustração com a perda de status econômico e social e o medo diante de mudanças tecnológicas e culturais associadas à globalização se espalharam pela Europa e pelos EUA, e a direita nacionalista encontrou respostas eleitoralmente eficazes a esses sentimentos. Essa reação conservadora é conciliável com as democracias construídas após a 2ª Guerra? Como ficam, por exemplo, os direitos humanos, de caráter universal, e das minorias? Como o Brasil se posiciona neste cenário?

Para debater essa questão, a Fundação FHC, em parceria com o Quebrando o Tabu, realizou um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook. Os convidados foram Demétrio Magnoli (jornalista e sociólogo) e Flávia Piovesan (procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC-SP).

Flávia Piovesan
Procuradora do Estado de São Paulo e professora da PUC-SP, atualmente compõe a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ocupou o cargo de Secretária Especial de Direitos Humanos no Governo Federal de junho de 2016 a novembro de 2017.

Demétrio Magnoli
Jornalista e sociólogo, com doutorado em Geografia Humana pela USP, é comentarista de política internacional do Jornal das Dez da Globo News e colunista da Folha de S. Paulo e do Globo.

Debate na íntegra:

Ouça também o nosso podcast "Vamos falar de Democracia"