Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

Blog

  • Programação de Webinars - Agosto

    PROGRAMAÇÃO

    11 de agosto - 17h

    Diálogo na Web - Lições da pandemia: cuidar é tarefa de todos

    Atividades como alimentação, limpeza doméstica, criação dos filhos e cuidado dos idosos estão presentes na vida de todos, mas sua divisão não é igualitária. Segundo pesquisa do IBGE, em 2019 as mulheres dedicavam quase o dobro de horas aos afazeres domésticos e cuidados com familiares (21,4 versus 11 horas semanais gastas pelos homens). A pandemia impossibilitou ou reduziu a contratação de serviços domésticos pelas famílias de maior renda e mostrou quão essenciais são atividades normalmente desvalorizadas. Essenciais não apenas para a vida familiar, mas também para a vida em sociedade.

    Qual deveria ser o papel do Estado, das empresas e da sociedade civil para induzir uma divisão mais igualitária do cuidado entre homens e mulheres? Como valorizar o cuidado como prática individual e coletiva?

    Para discutir essas questões, a Fundação FHC e o Quebrando o Tabu promovem um Diálogo na Web com três mulheres com destacada atuação na vida pública.

    Convidadas: 
    BILA SORJ
    Socióloga, é professora titular de Sociologia da UFRJ, onde coordena o Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG). Bolsista do CNPq e da FAPERJ, desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de gênero, trabalho, cuidado e feminismos.
     

    MAFOANE ODARA
    Psicóloga, é gerente do Instituto Avon e conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos, do Comitê de Diversidade da FGV Direito SP e do Instituto Vamos Juntas. Mestre em Psicologia pela USP, é especialista em questões relacionadas a direitos humanos e redução das desigualdades.


    MARINA HELOU
    Deputada Estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade. Co-fundou o Vote Nelas e é membro da RAPS e do Renova BR. Graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University.

     

     Transmissão ao vivo na nossa página do Facebook!


    ***

    13 de agosto - 17h30

    Em que mundo vivemos? Debate sobre o livro de Bernardo Sorj

    No livro Em que mundo vivemos?, Bernardo Sorj analisa as relações complexas entre capitalismo e democracia. Ambos se encontram em constante transformação, gerando conflitos econômicos, políticos e culturais.  O livro reconstrói a história dessas relações de conflito e complementaridade e põe em foco o momento atual, caracterizado pela crise da democracia liberal e pela emergência de movimentos e governos autoritários. O autor analisa as causas de fundo desses dois fenômenos, que se manifestam na desqualificação das elites intelectuais e do saber científico e na perda de confiança nas instituições democráticas e nos partidos políticos e são potencializados pela "revolução" das mídias sociais. Num ambiente marcado pela idealização do passado e pela descrença no futuro, Sorj nos desafia a pensar sobre projetos coletivos que, renovando a democracia e reformando o capitalismo, impulsionem a humanidade para novos avanços civilizatórios.   

    Para discutir o livro com o autor, convidamos dois reconhecidos intelectuais, o jornalista Demétrio Magnoli, doutor em Geografia Humana pela USP, e autor de vários livros sobre história e relações internacionais; e o economista Pérsio Arida, doutor em economia pelo MIT, ex-presidente do Banco Central, professor e pesquisador no Brasil e no exterior, e autor de vários textos sobre a história do pensamento econômico.

    Convidados:
    BERNARDO SORJ
    Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Políticas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é autor de 28 livros e mais de cem artigos. 

    DEMÉTRIO MAGNOLI
    Sociólogo, é colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. É comentarista internacional do Jornal das Dez e do Em Pauta, na Globo News.

    PERSIO ARIDA
    Ph.D. em Economia pelo doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA), foi presidente do Banco Central do Brasil (1993-94) e do BNDES (1995) e um dos idealizadores do Plano Real.

     

    Transmissão ao vivo na nossa página do Facebook! 

    Confira
    outros posts
CARREGAR MAIS CONTEÚDOS