• O arquivo pessoal de um presidente

Quando pensamos em um arquivo de um ex-presidente da República, imaginamos a existência de documentos relacionados, em sua grande maioria, à esfera política. De fato, o acervo Pres. F. H. Cardoso, é substantivo nesta área de atuação.

No entanto, por tratar-se de um acervo privado, é de se esperar que nos deparemos com uma gama de papéis de toda ordem: passaportes, cartas entre amigos, cadernos escolares, fotos de família etc. Às vezes, o documento em si pode ser considerado estritamente de cunho pessoal, porém o contexto em que foi acumulado nos revela a relação da pessoa pública com ele. É o caso, por exemplo, de um mapa astral e de uma análise grafológica, oferecidos como presentes ao presidente.

A imprevisibilidade é característica presente na documentação pessoal e por vezes revela facetas desconhecidas do titular, tornando o trabalho do arquivista instigante.

Acessando o Portal do Acervo o consulente verá esses e mais outros documentos, como por exemplo, um caderno de enquete feito à época em que FHC cursava o ginásio, nos anos 1940, já em São Paulo e também poemas escritos por ele aos 18 anos.

Confira
    outros posts