Iniciativas » Publicações

Internet e Mobilizações Sociais

SORJ, Bernardo; FAUSTO, Sergio (orgs.). Internet e mobilizações sociais: transformações do espaço público e da sociedade civil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2015. São Paulo: Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), 2015. 146 p. ISBN: 978-85-99588-36-9.
 
 
O fenômeno da Internet deu origem a uma ampla bibliografia que geralmente se divide entre, de um lado, aqueles autores que acreditam que o novo ciberespaço revoluciona as formas de participação política e pode recriar as instituições democráticas e, de outro, aqueles que consideram ser o mundo virtual se caracterizado por mensagens simplistas, pela pobreza argumentativa, pelo isolamento em torno de grupos afins, levando à polarização e descrença da esfera pública.
 
Cada um dos textos incluídos nesse livro apresenta ângulos diferentes de análise, em boa medida complementares. Bernardo Sorj enfatiza as relações entre o mundo on-line e off-line, Danilo Martuccelli trata da lógica interna do mundo on-line e Nicolás Somma aborda o impacto do ciberespaço na ação da sociedade civil. Comum aos três autores é o fato de não tratar a América Latina como uma realidade separada do resto do mundo, transitando entre a experiência global e a regional, a qual em seu interior apresenta igualmente situações nacionais bastante diferentes.
 
Acesse aqui o texto completo.
 
Para ler o texto completo em espanhol, clique aqui.
 
Este livro faz parte da série O Estado da Democracia na América Latina, do projeto Plataforma Democrática

Mais sobre Publicações