Iniciativas » Exposições

Um plano real: a história da estabilização do Brasil

A exposição apresenta, de forma lúdica e interativa, o processo de controle da inflação e de estabilização da moeda, desde o início da redemocratização do Brasil, em 1984, até as eleições presidenciais de 2002

O agendamento prévio é obrigatório.

Agende sua visita: Clique aqui

Grupos (de 5 a 40 pessoas) e escolas devem agendar as visitas, exclusivamente, com a empresa Diverte Cultural, pelo e-mail: exposicao@divertecultural.com.br

Idade sugerida: a partir de 14 anos.

Ingresso: gratuito

O projeto tem a assinatura de Marcello Dantas, diretor da Magnetoscópio, e a ideia foi de não apenas exibir documentos do Acervo, mas, sobretudo, extrair deles informação e conhecimento.

A exposição "Um plano real: a história da estabilização do Brasil" apresenta o processo de controle da inflação e de estabilização da moeda, desde o período de redemocratização do Brasil, com o movimento das “Diretas-Já”, até a implantação do Plano Real, dez anos depois. Por meio de uma cronologia ilustrada informa sobre os principais eventos desse período e proporciona ao visitante a oportunidade de experimentar as limitações e transtornos que uma inflação de mais de 30% ao mês trazia ao cotidiano da população, e de perceber como a estabilização da moeda alterou essa dinâmica.

Duas instalações permitem vivenciar a passagem da instabilidade do período inflacionário à estabilidade do período pós-Real. Numa, os visitantes se veem em uma casa, onde tudo, de paredes a móveis, é instável; noutra, ele se depara com um painel onde cidadãos comuns enumeram seus projetos. Além dessas e outras estações interativas, também podem ler jornais da época e assistir a vídeos com depoimentos dos responsáveis pelo Plano Real e de participantes das duas gestões do governo FHC.

Mais sobre Exposições