Terceirização: avanço necessário ou apenas perda de direitos?

A sanção pelo presidente Michel Temer de uma lei que libera a terceirização da mão-de-obra em todas as atividades de uma empresa abre caminho para um mercado de trabalho mais dinâmico e sintonizado com a economia e o mundo do trabalho no Século 21? Ou resultará apenas em precarização, com salários menores, mais horas de trabalho e menor proteção ao empregado? O governo deve propor mais salvaguardas aos trabalhadores na reforma trabalhista ou por meio de uma medida provisória?

A Fundação FHC realizou um debate online sobre o tema, com Clemente Ganz Lúcio e José Pastore.

Clemente Ganz Lúcio
Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) desde 2004. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e Sociólogo.

José Pastore
Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio de São Paulo (FECOMERCIOSP). É autor de livros e artigos sobre relações do trabalho e articulista do Estado de S. Paulo. Bacharel e Mestre em Ciências Sociais e Ph.D em Sociologia pela Universidade de Wisconsin.