Que lições para a política urbana podemos tirar do incêndio em São Paulo?

O incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida em 1º de maio chamou atenção de forma dramática para um problema crônico: a grande quantidade de prédios abandonados (ou ocupados) no centro de São Paulo. O esvaziamento do Centro contrasta com o inchaço de periferias cada vez mais distantes, onde vive em condições precárias a maior parte da população pobre de São Paulo.

Para debater este tema, a Fundação FHC realizou um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com Nabil Bonduki, Elisabete França e Raul Juste Lores.

Convidados

Nabil Bonduki
Arquiteto e urbanista, é professor Titular da FAU-USP e colunista da Folha de São Paulo. Como vereador pelo PT, foi autor do texto aprovado do Plano Diretor em 2002 e 2014. Foi superintendente de Habitação Popular (Governo Erundina) e secretário Municipal de Cultura (Haddad). Atuou como consultor na elaboração do Plano Nacional de Habitação (2007/8). Autor de 13 livros, como “Origens da Habitação Social no Brasil“ e “Pioneiros da Habitação Social”, Prêmio Jabuti em 2015.

Elisabete França
Arquiteta e urbanista, é diretora de Planejamento e Projetos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) desde 2015 e professora do curso de arquitetura da FAAP. Desde os anos 1990, dedica-se à elaboração e implantação de programas públicos de habitação social e desenvolvimento ambiental e urbano, como Urbanização de Favelas e Recuperação de Cortiços na região central. Atuou em El Salvador, Honduras, Timor Leste e no México, entre outros países.

Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro “São Paulo nas alturas”, sobre a Pauliceia dos anos 50. Foi correspondente da Folha em Buenos Aires, Pequim, Nova York e Washington e escreve sobre arquitetura e urbanismo.

Mais sobre Diálogo na Web