O que é ser populista hoje?

Fala-se muito no risco do populismo para o Brasil e o mundo, mas, afinal, o que é populismo e como ele se manifesta nesta altura do Século 21? Chama-se populista o governo que adota políticas econômicas que produzem popularidade imediata, mas com frequência resultam em consequências sociais e econômicas negativas no longo prazo. Haveria, no entanto, um emprego excessivo do termo com o objetivo de estigmatizar governos e políticos preocupados com as urgências sociais, que são muitas? Ou ainda, não seria essa uma visão economicista do populismo, um fenômeno político por excelência, que a história mostra não vir sempre acompanhado de irresponsabilidade na política econômica, como é o caso dos “populistas” que hoje governam países do Leste Europeu?

A Fundação FHC realizou mais um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com Maria Hermínia Tavares de Almeida (cientista política e pesquisadora sênior do Cebrap), Sergio Fausto (cientista político e superintendente executivo da Fundação FHC) e Joel Pinheiro da Fonseca (formado em Economia pelo Insper e em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo).

Maria Hermínia Tavares de Almeida
Cientista política, é pesquisadora sênior do Cebrap e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais.

Sergio Fausto
Cientista político, é superintendente executivo da Fundação FHC. É colaborador do Latin American Program do Baker Institute of Public Policy da Rice University, codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção ‘O Estado da Democracia na América Latina’.

Joel Pinheiro da Fonseca
Formado em Economia pelo Insper e em Filosofia pela USP, é colunista do jornal Folha de S.Paulo e da revista Exame, palestrante e escritor. Faz parte do grupo Students for Liberty, cujo propósito é contribuir para a formação das próximas gerações de líderes comprometidos com a liberdade.