Eleições 2018: Para onde vai a América Latina?

Em maio, na Colômbia. Em julho, no México. Em outubro, no Brasil. Três dos mais importantes países latino-americanos elegerão novos presidentes neste ano. Em março, assumirá o novo presidente chileno, Sebastian Piñera (centro-direita). E ainda haverá eleições no Paraguai, na Costa Rica e possivelmente na Venezuela, apesar das dúvidas que pairam sobre esta última. Ao todo, cerca de 350 milhões de latino-americanos irão às urnas. Corrupção, violência, frustração com a política tradicional, crescimento econômico, desigualdade social… quais serão os temas mais relevantes em debate? Que tendências surgirão deste superciclo eleitoral?

A Fundação FHC realizou um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com o jornalista Roberto Lameirinhas e o cientista político Sérgio Fausto, ambos com vasta experiência em América Latina.

Roberto Lameirinhas
Jornalista, atuou como repórter e editor da seção Internacional do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ de 1987 a 2016. Participou de coberturas internacionais em mais de 30 países, incluindo os mais importantes processos políticos da América Latina nas últimas duas décadas. Atualmente, desenvolve o projeto especial multimídia ‘A América Latina e a Perspectiva do Ciclo Pós-Bolivariano’.

Sergio Fausto
Cientista político, é superintendente executivo da Fundação FHC. É colaborador do Latin American Program do Baker Institute of Public Policy da Rice University, codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção ‘O Estado da Democracia na América Latina’.