Eleições 2018: A influência e o impacto das redes sociais

Com a Lava Jato e sem as doações das empresas, proibidas pelo STF, haverá muito menos recursos este ano para sofisticados programas de TV no horário eleitoral do que nas eleições de 2010 e 2014. Já as redes sociais têm hoje maior número de usuários e mais relevância como meio de comunicação política, para o bem e para o mal. Nesse novo contexto, três questões principais se colocam. A disputa eleitoral se tornou mais democrática ou os candidatos com mais recursos e tempo na TV continuam a ter larga vantagem? E a qualidade do debate eleitoral, ganha ou perde com a maior relevância das redes sociais? Se perde, pela proliferação de notícias falsas, como combatê-las sem retroceder ao tempo da censura?

Em parceria com o Quebrando o Tabu, a Fundação FHC realizou mais um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com dois jornalistas especializados em cultura e comportamento digital e que estão à frente de inovadores projetos jornalísticos na internet.

Convidados

Cristina Tardáguila
Jornalista, é fundadora e diretora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-cheking (verificação de fatos e informações) do Brasil. Como repórter e editora, trabalhou em O Globo, Folha de S.Paulo e na revista piauí. Em 2017, Cristina foi uma das finalistas do "Prêmio Comunique-se" na categoria jornalista empreendedor. É autora do livro "A arte do descaso", que conta a história do principal roubo de arte no Brasil.

Pedro Doria
Jornalista, é co-fundador do Canal Meio, newsletter diária que resume as notícias com rapidez pela manhã. Foi editor executivo de ‘O Globo’ e editor-chefe de conteúdos digitais de ‘O Estado de S. Paulo’, jornais onde segue colaborando como colunista, assim como na rádio CBN. Knight Latin American Fellow da Universidade Stanford (EUA), é autor de seis livros, entre eles "1565", que reconstrói a história do Rio de Janeiro em seus primeiros dois séculos, e "1789", sobre a Inconfidência Mineira.

Mais sobre Diálogo na Web