Crise na Venezuela: horror sem fim?

A crise na Venezuela é dramática. O Congresso está na iminência de ser fechado e substituído por uma Assembleia Constituinte controlada pelo governo e incumbida de parir um regime autoritário. Mais de cem pessoas já foram mortas na repressão às manifestações diárias da oposição. A inflação está fora de controle e a falta de alimentos provoca desnutrição e fuga da população venezuelana para países vizinhos. Qual o desenlace mais provável dessa crise, quais seus efeitos sobre a região, o que pode fazer a comunidade internacional para evitar um banho de sangue na Venezuela?

A Fundação FHC realizou um Diálogo na Web, transmitido ao vivo pelo Facebook, com o jornalista Lourival Sant’Anna, recém retornado de Caracas, e o professor de relações internacionais, Oliver Stuenkel, para debater a dramática crise venezuelana.

Convidados

Lourival Sant'Anna
Repórter na Exame, colunista no Estadão e comentarista de assuntos internacionais da Rádio CBN. Foi repórter especial do jornal O Estado de São Paulo por mais de 15 anos, onde cobriu momentos históricos em 60 países. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo.

Oliver Stuenkel
Professor de Relações Internacionais na FGV-SP, onde também coordena a Escola de Ciências Sociais e o MBA em RI. É colunista do El País, da Americas Quarterly e já escreveu para jornais como o New York Times, Folha de São Paulo, Valor Econômico, O Globo e O Estado de São Paulo. Graduado pela Universidade de Valência, na Espanha, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha.

Mais sobre Diálogo na Web