A ameaça do crime organizado ao Estado de Direito: o Brasil está preparado?

Os massacres nos presídios em Manaus, Boa Vista e Natal revelam, mais uma vez, as dimensões que o crime organizado assumiu no Brasil. Facções criminosas de São Paulo e Rio de Janeiro se espalham pelo país, ora em aliança, ora em confronto, entre si e com facções locais. O crime organizado brasileiro se vincula ao tráfico internacional de armas e drogas. Há uma ameaça ao Estado de Direito. O Brasil está preparado para enfrentar esse desafio? A polêmica segue a todo vapor. O que podemos esperar de 2017, aqui e lá fora?

A Fundação FHC realizou um debate ao vivo, via YouTube, com Bruno Manso e Leandro Piquet.

Convidados

Bruno Manso
Economista e Jornalista, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP, Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da mesma universidade. É autor do livro “O Homem X – Uma reportagem sobre a alma do assassino em SP”.

Leandro Piquet
Professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro do Conselho de Segurança Pública da Cidade de São Paulo. Coordena o Núcleo de Segurança do Centro de Liderança Pública (CLP) e foi membro do Núcleo de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo em 2014. É economista, Doutor em Ciência Política e realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da USP.

Mais sobre Diálogo na Web