Acervo

Apresentação

O Acervo Pres. F. H. Cardoso reúne os arquivos de Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, Joaquim Ignacio Baptista Cardoso e Leônidas Cardoso

O termo genérico Acervo designa um conjunto de arquivos e de atividades desenvolvidas a partir das informações que eles reúnem. Tanto o tratamento técnico dos arquivos quanto a definição das atividades são definidos pela curadoria e pela empresa Grifo Projetos Históricos e Editoriais.

A realização dos trabalhos é financiada por recursos captados ao amparo da Lei Rouanet (de incentivo fiscal para projetos culturais) ou por outras fontes privadas, entre elas a IBM, que fez a doação de softwares, e a Fundação Brava, que promoveu a difusão de parte do seu conteúdo. Entre 2006 e 2014, foram aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) os projetos:

» Preservação, catalogação, digitalização e acesso ao Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso (Pronac 04-5408 de 2006 a 2009)

» Tratamento Técnico e Difusão dos Acervos Presidente Fernando Henrique Cardoso e Antropóloga Ruth Cardoso (Pronac 09-1546 de 2010 a 2014)

» Fundos documentais do Acervo Presidente FHC: descrição e difusão (Pronac 14-8739) em desenvolvimento.